A Arena Pantanal, em Cuiabá, foi escolhida para sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. A notícia foi anunciada na madrugada desta sexta-feira (17.05) durante o congresso da FIFA em Bangkok, Tailândia. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indicou a Arena Pantanal na candidatura do Brasil, que venceu a votação contra a proposta conjunta de Bélgica, Alemanha e Holanda, por 119 votos a 78.
O secretário da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), Jefferson Carvalho Neves, celebrou a escolha. "Estamos muito felizes com essa escolha, pois é o resultado de um trabalho de uma equipe incrível e de uma estrutura de Governo sensacional, que nos dá todo o apoio. São mais de cinco anos de trabalho para deixar os nossos equipamentos esportivos e as nossas estruturas prontas e em condições de receber grandes eventos dessa forma. Mato Grosso, mais uma vez, marca a história do esporte em nosso país", declarou Neves.
A edição de 2027 será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina de Futebol será realizada na América do Sul. O Brasil já foi anfitrião de duas Copas do Mundo masculinas, em 1950 e em 2014, com a Arena Pantanal servindo como subsede em 2014. A experiência e infraestrutura pré-existentes foram cruciais para a escolha de Cuiabá como uma das sedes da competição de 2027.
Jacqueline Barros, coordenadora-geral da candidatura brasileira, destacou que Cuiabá estava bem equipada para receber os jogos, graças aos investimentos contínuos na Arena Pantanal. "Escolhemos Cuiabá por já ter essa experiência na Copa do Mundo de 2014 e ter toda a estrutura necessária. Tem estádio pronto, infraestrutura, rede hoteleira, centro de treinamento. E outra, é um local acolhedor, né? Aqui temos um povo acolhedor que sabe receber bem os turistas, o público, os torcedores", afirmou Barros.
O Brasil garantiu a vitória na votação, superando a candidatura conjunta dos países europeus Bélgica, Alemanha e Holanda. Os Estados Unidos e o México, que também estavam na disputa para sediar o evento em 2027, desistiram em abril deste ano.
Os contínuos investimentos na Arena Pantanal não só a prepararam para grandes eventos esportivos, como também fortaleceram os clubes locais e impactaram positivamente a economia e o lazer da população. A Arena Pantanal, além da Copa do Mundo de 2014, já sediou competições importantes como a Copa América, Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, Copa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e jogos da série A do Brasileirão.
A confirmação da Arena Pantanal como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 é uma conquista significativa para o esporte brasileiro e um reconhecimento dos esforços do Governo de Mato Grosso e da Secel. Cuiabá agora se prepara para mais uma vez brilhar no cenário esportivo internacional, recebendo atletas e torcedores de todo o mundo.
Comentários