Governo firma programa estadual para reformar aeródromos públicos em MT

Oito aeródromos estão recebendo obras com projetos aprovados; outros oito estão em fase de elaboração de projetos.

Governo firma programa estadual para reformar aeródromos públicos em MT

O Governo de Mato Ginforrosso, em parceria com sete prefeituras, firmou um programa estadual de investimentos para melhorias dos aeródromos públicos, por meio do programa “Mais MT Aeródromos Públicos”. A iniciativa tem como objetivo reestruturar a infraestrutura aeroportuária do estado e facilitar o deslocamento das pessoas dentro do território mato-grossense.

Atualmente, Mato Grosso possui 33 aeródromos públicos, sendo que o de CuiabáVárzea Grande, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, estão sob concessão federal. Oito aeródromos estão recebendo obras com projetos aprovados, e outros oito estão em fase de elaboração de projetos.

Entre as ações previstas, estão a pavimentação ou recuperação do asfalto das pistas, modernização dos equipamentos aeroportuários e construção de cerca patrimonial – fundamental para garantir a segurança da operação com aeronaves.

Uma obra foi realizada diretamente pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), em Juara, a 690 km de Cuiabá, onde as pistas do aeroporto foram asfaltadas e está em construção a cerca do local.

Convênios

 

De acordo com o governo, sete convênios foram formalizados para que recursos sejam transferidos para as prefeituras executarem as seguintes obras:

 

  • Canarana: Pavimentação das pistas de pouso e decolagem, de taxiway, de pátio, sinalização horizontal e instalação de equipamentos de auxílio aos pousos.
  • Vila Rica: Pavimentação das pistas de pouso e decolagem, de taxiway e pátio de estacionamento, sinalização horizontal, além da construção de cerca.
  • Porto Alegre do Norte: Construção de cerca patrimonial e operacional.
  • Brasnorte: Pavimentação das pistas de pouso e decolagem, de taxiway, pátio de estacionamento, sinalização horizontal e construção de alambrado de proteção do aeródromo municipal.
  • Matupá: Restauração das pistas de pouso e decolagem, de taxiway e pátio, além da adequação da cerca e sinalização horizontal.
  • Cáceres: Recuperação do asfalto da pista de pouso e decolagem.
  • Água Boa: Construção do Alambrado de proteção.

 

Outros oito projetos estão sendo elaborados para formalizar convênios com os municípios de Alto AraguaiaConfresaDiamantinoTangará da SerraPoconéPrimavera do LesteGuarantã do Norte e Colíder.

Para garantir que localidades adicionais possam receber voos, a Sinfra assinou sete termos de cooperação, com a intenção de encontrar locais que possam receber novos aeródromos.

Ainda de acordo com o governo, foram assinados termos com os municípios de ApiacásCocalinhoCampo Verde, Diamantino, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, ParanatingaNova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Sapezal e Poconé na zona turística de Porto Jofre.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.