Postos de combustível amanheceram com filas desde as 5h desta quinta-feira (2) em Cuiabá por causa da queda no preço da gasolina, com a venda do litro a R$ 4,35, por causa do Dia Livre de Impostos.
As filas formadas chegam às ruas. Em um dos postos, o primeiro carro da fila chegou às 5h. No entanto, os postos só começarão a abastecer às 11h.
A campanha será das 11h às 15h ou enquanto durar o estoque. Serão mil litros de gasolina comum por posto participante.
Segundo a Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL), cinco postos aderiram à data, com a venda do combustível sem os tributos.
Para o abastecimento, é formada fila única entre carros e motos e não é permitido guardar lugar na fila ou abastecer galões.
A CDL informou que o limite será de 20 litros de gasolina comum por veículo com valor sem imposto. Caso queria completar o tanque, o consumidor deverá trocar de bomba e pagar a diferença no valor normal com imposto.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo), a intenção em apoiar e participar do Dia Livre de Impostos é mostrar para o consumidor o quanto ele paga de imposto quando abastece o seu veículo.
São 30,5% somente de tributos cobrados pela gasolina comum.
Mais de 500 empresas cadastradas
Além dos postos, mais de 500 empresas já se cadastraram para participar da ação e vender produtos sem impostos.
A CDL informou que são comércios localizados nas ruas da capital e também nos shoppings 3 Américas e Pantanal.
O Dia Livre de Impostos acontece em todo o Brasil e é uma ação de Conscientização promovida pelas CDL de todo país e com participação da sociedade contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados em saúde, educação, transporte e segurança para população.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), em outubro do ano passado, o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo. Além disso, é o segundo país que mais cobra impostos globalmente.
Comentários