Mato Grosso Registra Crescimento Econômico Três Vezes Maior que o Nacional em 2023

Além disso, Mato Grosso tem vivenciado uma verticalização da produção, exportando não apenas produtos primários mas também derivados de grãos

Mato Grosso Registra Crescimento Econômico Três Vezes Maior que o Nacional em 2023

Em um ano marcado por desafios econômicos globais, Mato Grosso se destaca no cenário nacional com um crescimento econômico impressionante. De acordo com o relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 10,6% em 2023, superando em três vezes o crescimento nacional, que foi de 2,9%.

Este desempenho coloca Mato Grosso na liderança do ranking de crescimento econômico na região Centro-Oeste e como o segundo estado com maior crescimento no país, ficando apenas atrás de Tocantins, que registrou um aumento de 11,1% no PIB.

O governador Mauro Mendes atribuiu esse sucesso a uma série de esforços de consolidação fiscal e políticas de gestão financeira rigorosas implementadas desde 2019. Segundo ele, o estado vem se consolidando como um dos mais prósperos do Brasil, graças a investimentos focados em segurança jurídica, qualidade de vida e um ambiente favorável para produtores e empresas.

Um dos principais motores desse crescimento foi a produção agrícola, responsável por elevar o PIB agropecuário estadual em 23,4%, posicionando Mato Grosso como o terceiro maior crescimento do país nesse setor. A safra recorde de grãos em 2023, com mais de 45,3 milhões de toneladas de soja e 52,3 milhões de toneladas de milho, além da liderança na criação de gado, com mais de 34,1 milhões de cabeças, são testemunhos da pujança do setor agropecuário no estado.

O relatório também destacou o crescimento nas indústrias e serviços. O PIB da indústria mato-grossense teve o maior crescimento nacional, com alta de 6%, enquanto o setor de serviços cresceu 7,2%, o segundo maior índice do país.

Para César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, os números refletem o resultado de uma política estadual de investimentos que beneficiam toda a sociedade. Destacam-se os esforços do governo em desburocratizar processos, investir em logística e infraestrutura, como na concessão da BR-163 e no lançamento da primeira ferrovia estadual, melhorando assim o escoamento da safra e atração de empresas.

Além disso, Mato Grosso tem vivenciado uma verticalização da produção, exportando não apenas produtos primários mas também derivados de grãos para um número crescente de países, alcançando 93 nações no último ano.

No campo do emprego, o estado mostrou um saldo positivo de mais de 40 mil novas vagas em 2023, segundo o Caged, sendo a segunda unidade federativa que mais gerou empregos no país, proporcional à sua população. O número de empresas abertas também cresceu, com 85,4 mil novas inscrições na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), evidenciando um crescimento de 6,56% em relação ao ano anterior.

Nos últimos cinco anos, Mato Grosso realizou investimentos significativos em convênios com municípios, somando R$ 5,53 bilhões em áreas cruciais como infraestrutura, educação, cultura, esporte e agricultura familiar, fortalecendo ainda mais sua economia robusta e diversificada.

Este crescimento econômico exemplar de Mato Grosso reflete uma combinação de políticas estratégicas, investimentos direcionados e um forte setor agrícola, estabelecendo o estado como um modelo de desenvolvimento econômico no Brasil.

Fonte(s): Nortão On-line
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.