Servidores do Detran fazem protesto pela morte de gerente após homem discordar de vistoria em Vera (MT)

Alfredo Krause, de 58 anos, morreu após levar um tiro de um homem que discordou de uma vistoria do Detran, local onde a vítima era gerente.

Servidores do Detran fazem protesto pela morte de gerente após homem discordar de vistoria em Vera (MT)

Servidores do Departamento de Trânsito (Detran) realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (5) pela morte do gerente e vereador de Vera (MT), Alfredo Krause (Podemos), de 58 anos. Um homem discordou da vistoria do órgão, voltou armado e atirou no funcionário.

A manifestação foi realizada em frente a sede da unidade em Cuiabá.

A diretoria do Detran informou por meio de nota que contratos de serviços de vigilância armada sempre existiram, porém foram recentemente encerrados em razão de inúmeras irregularidades contratuais praticadas pela empresa contratada. (leia a íntegra ao final desta reportagem)

Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Lucas Póvoas, a categoria sofre ameaças nos locais de trabalho.

"Os servidores sofrem ameaças, desacato todos os dias e ontem chegou a um ponto absurdo de um servidor ser assassinado no seu local de trabalho. Em protesto a essa violência e com a situação de insegurança que a gente sofre no Detran de Mato Grosso, a categoria está aqui reunida", disse.

A categoria ainda cobra segurança dentro das unidades.

"Sindicato cobra a instalação de portas giratórias, seguranças armados para garantir a proteção dos servidores nas unidades e até que isso se resolva, o Detran coloque uma guarnição da polícia para garantir a segurança em todas as unidades do estado", disse.

O Detran informou que todas as unidades no estado estarão fechadas nesta quarta-feira (5) e não haverá atendimento por causa da morte do funcionário Alfredo Krause. Todos os atendimentos pré-agendados serão marcados para outro dia, conforme comunicado do Detran.

Entenda o caso

Um motorista discordou da vistoria do Detran, na tarde dessa terça-feira (4), voltou armado ao local e matou Alfredo Krause. Já a vítima foi levada com ferimentos no abdômen para um pronto atendimento da cidade e, depois, foi removido para o Hospital Regional em Sorriso, no médio-norte do estado.

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Imagens gravadas por testemunhas dentro da unidade mostraram o momento em que o motorista Cleomar Kort, de 40 anos, sai da unidade xingando o funcionário.

Os policiais prenderam o suspeito e o encaminharam à delegacia.

O presidente da Câmara de Vereadores de Vera, Donizete Panizon, decretou luto oficial de três dias.

 

Alfredo deixa esposa e uma filha. Ele exercia o primeiro mandato como vereador e atuava como segundo secretário na Casa. Ele era natural de Cornélio Procópio, no Paraná. Alfredo Krause era servidor do Detran há 8 anos e, atualmente, trabalhava na vistoria veicular da 55ª Ciretran de Vera.

 

Íntegra da nota da diretoria do Detran:

 

Os contratos de serviços de vigilância armada no interior do Estado sempre existiram, porém foram recentemente encerrados em razão de inúmeras irregularidades contratuais praticadas pela empresa contratada, o que motivou a rescisão unilateral do contrato.

Entre as irregularidades contratuais da empresa estavam o não pagamento dos salários, benefícios, seguros de vida, FGTS e INSS aos vigilantes, dentre outros direitos trabalhistas obrigatórios.

O Detran-MT reforça que buscou a regularização dos contratos de vigilância, contudo, o representante da empresa contratada afirmou que “não cumpriram as responsabilidades assumidas”, fala esta registrada em ata de reunião ocorrida no mês de julho de 2022 com a presença do presidente do sindicato da categoria dos Vigilantes (Sindesp-MT), do advogado geral do Detran-MT e do advogado do (Sinetran).

Assim, sem possibilidade de solucionar as pendências acumuladas, deu-se início aos processos de rescisão unilateral por descumprimento contratual e de nova contratação para vigilância armada e guarda patrimonial, sendo a assinatura do contrato prevista ainda para o mês de outubro de 2022.

 

Desta forma o Sinetran tem e sempre teve conhecimento e participação no que se refere a segurança dos servidores do Detran.

Além desta contratação da Vigilância Armada o Detran em parceria com a Sesp/Ciosp está tramitando um Termo de Cooperação para implantação de câmeras de monitoramento em tempo real, com câmaras Inteligentes, em todas unidades do Detran no Estado.

Fonte(s): https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/10/05/servidores-do-detran-fazem-protesto-pela-morte-de-gerente-apos-homem-discordar-de-vistoria-em-vera-mt.ghtml
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Comentários

Veja também

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Envie sua mensagem e assim que possível estaremos respondendo!

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.